Eu sou, quem eu penso que sou !

* HAMSÉS II *

* Misteriosos fenomenos ligados à exumação de antigos soberanos egípicios são muitas e nunca deixam de produzir certo efeito.
   
*Lembramos a respeito o horripilante episódio do qual  o Grande Faraó RAMSÉS II ,milenios apos sua morte estava hospedado desde 1886 no Museu Nacional do Cairo. Numa tarde particularmente 
abafada e úmida, o público presente na sala de RAMSÉS II ouviu forte rangido, seguido do ruído de vidros quebrados e , voltando-se para o esquife do soberano, assistiu a um espetaculo verdadeiramente impressionante:
   - A Múmia do Faraó, distendida do sarcófago, de repente pusera-se sentada, abrindo a boca como que para gritar, virando de um só golpe a cabeça para o Norte, abrindo os braços cruzados sobre o peito e arrebentando com a mão direita a vitrine que estava.
Alguns visitantes desmaiaram; outros, para serem mais rápidos, pularam pelas janelas. Houve dezenas de feridos, o guarda da sala demitiu-se sem que fôsse possível encontrar substituto, o governo egípicio teve de pagar pesadas indenizações aos acidentados no museu que por um longo tempo foi evitado pelo público, temeroso de ver o predio ruir sobre suas cabeças.
   Todavia, nada mais aconteceu desde então, e os peritos logo esclareceram a causa do fenomeno, aliás fato não isolado: a múmia habituada ao ar frio e sêco da câmara mortuaria subterranea, havia simplesmente sofrido os efeitos da mudança climática, reagindo daquela maneira à umidade do Cairo.
" Hoje (prudência nunca é demais...) a Múmia de RANSÉS II descança em paz com a cabeça voltada para o Norte, exatamente como prescrevia a Oração Sepulcral .